domingo, 4 de novembro de 2012

Physiotherapy Choices


O Physiotherapy Choices é uma iniciativa do Centro de Fisioterapia Baseada em Evidências (CEBP), e é um banco de dados que reúne um catálogo atualizado dos melhores estudos sobre a eficácia de diversas intervenções da fisioterapia.
A particularidade deste é que o Physiotherapy Choices foi projetado para ser utilizado por consumidores de serviços de fisioterapia, incluindo os pacientes, seus amigos e familiares, gestores de serviços de saúde e seguradoras.
São catalogados três tipos de pesquisa:
  • Ensaios clínicos (estudos individuais dos efeitos da fisioterapia)
  • Revisões da literatura (coletâneas científicas de ensaios clínicos randomizados)
  • Guidelines (recomendações sobre fisioterapia, com base, sempre que possível, em estudos randomizados e revisões sistemáticas.)


Na prática, o que difere o Physiotherapy Choices da PEDro, a outra plataforma da CEBP, é que a forma de pesquisar conteúdos no primeiro é muito mais intuitiva e a grande parte dos artigos tem um resumo em inglês corrente.


Na nossa realidade clínica, isto torna-o bem mais apelativo para as pesquisas diárias, necessárias a uma prática consciente e informada. Assim sendo, acredito que esta é uma grande ferramenta para todos os fisioterapeutas, principalmente os que fazem prática clínica privada.


1 comentário:

Andreia disse...

Fiz uma ecografia e descobri que tenho uma tendinite nadegueiro..ainda estou á espera para fazer fisioterapia. tomei anti inflamatorio e as dores continuam, nao consigo fazer alogamentos porqie as dores sao muitas. Comecei tambem a sentir fraqueza na perna esquerda e formigueiro no pe. A fisioterapia para este local é dolorosa?

Enviar um comentário