quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Viscossuplementação com ácido hialorónico no tratamento da artrose do joelho


A primeira linha de tratamento para a osteoartrose do joelho tem como objetivo aliviar a dor. Normalmente são utilizados analgésicos como o ibuprofeno ou anti-inflamatórios não esteróides (AINE), juntamente com a fisioterapia, aplicações de analgésicos tópicos e, por fim, injeções de corticosteróides. No entanto, algumas pessoas fazem reações adversas aos AINEs e estes agentes costumam trazer um alívio dos sintomas apenas temporário.

Uma técnica relativamente recente, denominada viscossuplementação, injeta um preparado de ácido hialurónico no interior da articulação do joelho. O ácido hialurónico é uma substância natural encontrada no líquido sinovial e atua como um lubrificante para permitir que os ossos se movam suavemente um sobre o outro, amortecendo também as cargas sobre a articulação.

As pessoas com osteoartrose têm uma concentração menor do que o normal de ácido hialurónico nas suas articulações, pelo que a viscosuplementação pode ser uma opção terapêutica para indivíduos com esta patologia.

-->

Efeitos da viscossuplementação com ácido hialorónico


Em vários estudos a viscosuplementação demonstrou aliviar a dor em pacientes que não obtiveram alívio com fisioterapia ou medicamentos analgésicos.
O ácido hialurónico não tem um efeito de alívio da dor imediata, poderá até notar uma reação local, como dor, calor e inchaço leve imediatamente após a injeção. Estes sintomas geralmente não duram muito tempo, mas pode aplicar gelo para ajudar a aliviá-los.
Durante as primeiras 48 horas após a injeção, deve evitar carregar pesos excessivos, ficar em pé por longos períodos ou correr.

Ao longo do período em que levar as injeções, deve sentir que tem menos dor no seu joelho, embora o ácido hialurónico não pareça ter propriedades anti-inflamatórias e de alívio da dor. As injeções também podem estimular o organismo a produzir mais do seu próprio ácido hialurónico.
Os efeitos podem durar vários meses.

-->

Tratamento


Se houver qualquer inchaço (derrame) no joelho, o médico irá remover (aspirando) os fluidos em excesso antes de injetar o ácido hialurónico. Normalmente, isto pode ser feito ao mesmo tempo, com apenas uma agulha injectada na articulação, ainda que alguns médicos podem preferir usar duas seringas separadas. Dependendo do produto usado, você receberá 3-5 doses ao longo de várias semanas.


Resultados


A viscosuplementação pode ser útil para as pessoas cuja artrose não respondeu aos tratamentos de primeira linha. É mais eficaz se a artrose estiver num estágio inicial (artrose leve a moderada). Alguns pacientes podem sentir dor no local da injeção, e, ocasionalmente, as injeções resultam num aumento do inchaço.
A eficácia a longo prazo da viscossuplementação ainda não é conhecida e a investigação nesta área continua.

Se a sua artrose não está a responder bem aos tratamentos ou se está a tentar adiar a cirurgia, pode querer discutir esta opção terapêutica com o seu ortopedista.


Sem comentários:

Enviar um comentário