segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Os benefícios do exercício físico em mulheres com cancro da mama


O cancro da mama é um dos cancros mais comuns. Cerca de um em cada nove mulheres desenvolve cancro da mama em algum momento da sua vida. A maioria desenvolve-se em mulheres acima de 50 anos de idade, mas as mulheres mais jovens também são afectadas. O cancro da mama também pode ocorrer nos homens, embora isso seja raro. Este tipo de cancro cresce a partir de uma célula cancerosa que se desenvolve no revestimento de um ducto ou lóbulo de uma das mamas.



Apesar de um conjunto significativo de dados empíricos indiciarem os benefícios da atividade física em mulheres que foram diagnosticadas com cancro da mama, a experiência de se exercitar durante ou após o tratamento do cancro da mama ainda não foi totalmente documentada em estudos com relevância científica.

O objetivo deste estudo qualitativo foi o de fornecer uma descrição detalhada das experiências de mulheres que experimentaram praticar exercício físico durante ou após os seus tratamentos para o cancro da mama, especificamente, as suas perceções sobre os benefícios que experimentaram como resultado da participação num programa de exercícios individualizado com componente cardiovascular e exercícios de resistência. 45 mulheres que haviam sido diagnosticadas com cancro da mama foram recrutadas em dois centros de oncologia para participar no programa de exercícios.

Foram realizadas entrevistas em vários estágios do programa de exercícios e as participantes atribuíram benefícios psicológicos, físicos e sociais à sua participação no programa de exercício. As participantes descreveram o programa como tendo sido uma ajuda para se sentirem melhores, recuperarem o controlo sobre os seus corpos e as suas vidas, gerir as suas emoções, e prepará-las para viver saudavelmente daqui para frente.


Bulmer et al;. Women and Health 52 (2012) 771-787. Todos os direitos reservados a T e F Online.

Sem comentários:

Enviar um comentário