terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Síndrome da dor patelo-femoral – exercícios de reforço muscular

A síndrome da dor patelo-femoral (SDPF) é o termo médico dado à dor na face anterior do joelho, proveniente da articulação patelo-femoral (a articulação entre a patela (rótula) e o fémur).


 Em 2012, foram publicadas duas revisões sistemáticas demonstrando que existe uma associação entre abdutores da coxofemoral fracos e SDPF. Lankhorst et al encontraram diminuição significativa de força nos abdutores e rotadores externos da coxofemoral, quando ajustado ao peso corporal do paciente, em pacientes com SDPF em comparação com o grupo controlo. Para além disso, Barton et al investigaram a atividade do músculo glúteo em pacientes que sofrem de SDPF. Descobriram que a ativação do músculo glúteo médio está atrasada e é de menor duração durante a subida/descida de escadas e na corrida. Em contraste, a atividade do músculo glúteo máximo está aumentada durante a descida de escadas em indivíduos com SDPF.
-->

Em 2010, Fukuda et al conduziram um estudo randomizado controlado (RCT), comparando os efeitos de curto prazo de um programa de fortalecimento combinado do quadríceps com os rotadores laterais e os abdutores da coxofemoral com o programa tradicional de fortalecimento do quadríceps. Após 4 semanas, os doentes no primeiro grupo mostraram melhorias significativamente superiores na função e redução da dor.

Com estes resultados faz sentido abordar durante o reforço muscular, para além do quadríceps, tanto os abdutores como os rotadores externos da coxofemoral. Seguem abaixo alguns exemplos de exercícios para fortalecimento destes grupos musculares.
-->












Sem comentários:

Enviar um comentário