terça-feira, 18 de junho de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


E


Estenose do canal vertebral incongruência entre a capacidade e o conteúdo do canal vertebral, levando à compressão das raízes da cauda equina.
Estereognosia capacidade de reconhecer a forma dos objetos pelo tato.
Esternal relativo ao esterno.
Esternalgia dor localizada no esterno.
Esternoclavicular relativo ao esterno e à clavícula.
Esternotomia secção cirúrgica do esterno.
Estetoscópio instrumento usado para auscultar os ruídos produzidos no interior do corpo, em especial os respiratórios, cardíacos e vasculares.
Estimulação 1. vem através de muitas fontes, do próprio corpo e do seu meio ambiente. Isso inclui algumas modalidades, tais como pensamentos, emoções, visão, audição, tato, propriocepção, dor e temperatura; 2. formas de motivação.
Estimulação elétrica neuromuscular procedimento clínico ou experimental em que são usados choques elétricos para gerar artificialmente potenciais de ação axonais e produzir uma contração muscular.
Estimulação excitomotora a que tem a capacidade de emitir uma resposta excitomotora a um estímulo; a excitabilidade muscular é a propriedade de um tecido muscular de reagir à estimulação propagando o impulso; estimulação que tende a produzir movimento.
-->
Estimulação vestibular lenta movimentos lentos, suaves e repetidos de balanço ou rolamento, que produzem um efeito calmante generalizado e a inibição do tónus postural.
Estimulação vestibular rápida estimulação irregular rápida do aparelho vestibular, resultando num aumento generalizado do tónus postural e num incremento da coordenação motora.
Estímulo nociceptivo estímulo de qualquer natureza que resulta na sensação de dor.
Estiramento o mesmo que alongamento.
Estiramentos e rupturas distensão até atingir a ruptura de uma estrutura anatómica.
Estrabismo distúrbio dos músculos oculares, causando alinhamento anormal. Os dois olhos podem virar para medial e para lateral, ou apenas um deles desvia.
Estridor som áspero, rouco, ocorrente nas obstruções das vias respiratórias superiores; causado pela estenose da glote ou traqueia (p. ex., estenose traqueal, presença de um corpo estranho).
Etiologia causa ou origem, em geral de uma doença ou de um processo mórbido ou patológico.
Eupnéia respiração confortável, normal, rítmica, sem esforço.
Eversão virar o pé de modo que a região interna volte para a região caudal.
Evolução relativo às sequências de desenvolvimento de um paciente em tratamento. Pode haver boa evolução quando há melhoria no quadro clínico do paciente, ou má evolução quando o paciente não apresenta melhorias clínica.
Exacerbação relativo a um agravamento dos sintomas ou um aumento na gravidade de uma doença.
Exaustão fenómeno que causa deterioração temporária ou permanente de força como resultado do exercício, observado clinicamente em pacientes com doenças do neurónio motor inferior não progressivas que participam de programas de exercício resistido excessivamente rigorosos.
Excêntrica condição mecânica na qual o torque da carga é maior do que o torque muscular e, como consequência, o músculo ativo é alongado.
Exercício aeróbico exercício realizado de forma rítmica, repetitiva, durante o qual a energia necessária é fornecida pelo oxigénio inspirado.
Exercício anaeróbico exercício realizado através de atividade vigorosa breve, em que a energia necessária é fornecida sem o uso do oxigénio inspirado.
Exercício assistido com carga forma de exercício na qual a carga do exercício auxilie um músculo fraco para que esse vença a força da gravidade.
Exercício ativo 1. aquele desenvolvido pelo próprio indivíduo, com recursos próprios; 2. Cinesiot. tipo de exercício realizado pelo próprio paciente sem a ajuda do fisioterapeuta.
-->
Exercício ativo assistido exercício realizado com assistência do fisioterapeuta para que um músculo fraco possa vencer a ação da gravidade.
Exercício concêntrico tipo de atividade física (exercício) que resulta em contração muscular e aproximação da origem e inserção muscular, ou seja, ocorrem a aproximação das extremidades ósseas envolvidas e consequentemente uma diminuição do ângulo articular.
Exercício de flexibilidade 1. termo geral usado para descrever exercício realizado por uma pessoa para alongar passiva ou ativamente tecidos moles sem a assistência de um fisioterapeuta.
Exercício de resistência progressiva (Delorme) prescrição de exercício em que a carga aumenta progressivamente de uma série de repetições para outra.
Exercício de resistência progressiva (ERP) abordagem de exercício em que a carga ou resistência é aplicada por meio mecânico e é quantitativa e progressivamente aumentada com o tempo.
Exercício excêntrico tipo de atividade física (exercício) que resulta em contração muscular e afastamento da origem e inserção muscular, ou seja, ocorrem afastamento das extremidades ósseas envolvidas e consequente aumento do ângulo articular.
Exercício isocinético forma de exercício ativo-resistido na qual a velocidade do movimento do membro é controlada por um aparelho limitador pré-ajustado.
Exercício isométrico Cinesiot. contração estática; tipo de exercício de fortalecimento muscular em que a resistência aplicada é a mesma da força empregue.
Exercício isométrico excêntrico termo frequentemente utilizado em terapias ou sessões de reeducação postural global (RPG), pelo método Souchard, em que se têm os mesmos princípios desenvolvidos no exercício isométrico, porém, após a contração muscular, se realiza um afastamento (alongamento) do músculo envolvido com a intenção de promover o mesmo sem que se alterem as características contráteis do músculo.



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário