terça-feira, 18 de junho de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


E


Exercício isotónico Cinesiot. contração muscular com grande alteração na amplitude de movimento, em que o movimento articular é sustentado através de força interna (próprio peso do corpo), resistência manual externa ou resistência mecânica.
Exercício isotónico concêntrico Cinesiot. força positiva. Contração muscular com grande alteração na amplitude de movimento, em que o movimento articular é sustentado através de força interna (próprio peso do corpo), resistência manual externa ou resistência mecânica, e a força aplicada é maior do que a resistência imposta.
Exercício isotónico excêntrico Cinesiot. força negativa. Contração muscular com grande alteração na amplitude de movimento, em que o movimento articular é sustentado através de força interna (próprio peso do corpo), resistência manual externa ou resistência mecânica, e a força aplicada é menor do que a resistência imposta.
Exercício passivo 1. exercício que se faz com o auxílio de um profissional prestador de cuidados; 2. manobra terapêutica realizada somente pelo fisioterapeuta, sem a participação do paciente.
-->
Exercício resistido 1. Cinesiot. movimento produzido por uma contração ativa dos músculos contra uma resistência manual ou mecânica; 2. exercício ativo realizado contra resistência manual ou mecânica, na qual uma contração muscular dinâmica ou estática é resistida por uma força externa.
Exercício resistido com carga qualquer exercício no qual uma carga ou peso produzindo uma força externa resista à força interna gerada por um músculo enquanto ele se contrai.
Exercício terapêutico todo o exercício realizado com finalidade terapêutica, capaz de promover a reabilitação das habilidades funcionais, ou de melhorar os padrões de movimento de um paciente.
Exercícios de Frenkel exercícios projetados para melhorar a coordenação e ataxia cerebelar resultantes de uma perda de propriocepção.
Exercícios pendulares são exercícios ativos realizados com a finalidade de tracionar ou de coaptar uma articulação, sendo que o paciente posiciona o membro no mesmo sentido da força da gravidade, utilizando uma carga (por exemplo, com halteres), na extremidade distal do membro a ser trabalhado. São realizados movimentos de pequena amplitude, circulares, de modo que o paciente relaxe totalmente o membro e ocorra, assim, a tração.
Exocitose processo de fusão de uma vesícula na membrana pré-sináptica e libertação subsequente do neurotransmissor.
Exostose excrescência óssea circunscrita formada na superfície de um osso. A sua origem pode ser inflamatória, traumática, ou congénita.
Exostose cartilaginosa sinónimo de osteocondroma.
Experiência sensório-motora ato de sentir os seus próprios movimentos.
Expiração expirar, expelir o ar dos pulmões, finalizar, esgotar-se.
Expiração lenta prolongada terapia de higiene brônquica. Utilizada em recém-nascidos.
Exsudato substância que flui ou escorre, em geral de uma ferida; geralmente é formado por uma mistura de proteínas de alto peso molecular (acima de 1.020) e que caracteriza as inflamações agudas ou exsudativas.
Extensão ato de estender ou a condição de ser estendido. Aplica-se ao afastamento de duas peças ósseas numa articulação; aumento do ângulo de uma articulação em dois segmentos.
Exteroceptivo diz-se dos nervos aferentes, das estruturas e terminações sensoriais ou da sensibilidade receptora de estímulos externos, como as sensibilidades visual, auditiva, gustativa, olfativa e cutânea ou superficial (que registram os estímulos táteis, térmicos e dolorosos), proporcionando ao sistema nervoso central informações sobre as condições do meio externo, geralmente com projeção ao nível de consciência. São os responsáveis pelos "sentidos naturais", que nos fornecem a sensação de que estamos vivos.
-->
Exteroceptor receptor sensorial que detecta estímulos externos selecionados devidos a interações entre o sistema e o seu meio envolvente.
Extra-articular que está localizado ou que surge no exterior de uma articulação.
Extracelular que fica no lado de fora da célula.
Extremidade a mão ou o pé, e, por extensão, membro superior ou inferior. Por analogia, chamam-se extremidades as partes periféricas proeminentes do corpo: nariz, orelha, queixo, conhecidas também como partes acrais.
Extrusão protrusão do núcleo pulposo do disco vertebral, na qual o material nuclear se rompe através do anel externo e das estruturas ligamentares de suporte. Chama-se também Prolapso.



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ



Sem comentários:

Enviar um comentário