quinta-feira, 27 de junho de 2013

Teste de tensão neural do membro superior (ULNT) - nervo mediano

Descrição
Este teste é utilizado para avaliar se a tensão neural é um factor causador dos sintomas do paciente, também pode ser associado a radiculopatia cervical.
-->

Técnica
O paciente está deitado de barriga para cima. O fisioterapeuta deve usar a mão mais próxima do paciente para deprimir o ombro a testar e fixar os nós dos dedos na marquesa para manter essa posição. Com a outra mão na mão do paciente deve rodar externamente e abduzir o ombro (cerca de 90º ou mais). Depois estender o cotovelo, enquanto o antebraço é supinado e o punho e dedos estendidos. Deve parar quando o paciente relatar sintomas neurais. Se a dor/sintomas piorarem quando o paciente afastar a cabeça do lado a ser testado e abrandar quando junta a cabeça ao ombro do membro superior em teste terá assim um teste positivo.
-->

Precisão do teste
Para a radiculopatia cervical a sensibilidade é de 50% e a especificidade é de 86%. Este teste, combinado com outros, pode ser importante no diagnóstico de patologias como a síndrome do desfiladeiro torácico e a síndrome do túnel do carpo.


Sem comentários:

Enviar um comentário