segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


G


Gaucher, Doença de caracterizada pela deposição de glicocerebrósido, um glicolipídio, em células reticuloendoteliais; as manifestações clínicas compreendem esplenomegalia, hepatomegalia, aumento do tamanho dos linfonodos, e lesões ósseas.
Gavagem introdução de elementos nutritivos no estômago por meio de um tubo.
Geiger-Muller,Tubo de tubo cheio de gás que contém um cátodo cilíndrico e um eletrodo de arame axial, utilizado para a detecção de radioatividade; as partículas radioativas penetram na luz do tubo e produzem pulsações de correntes momentâneas no gás.
Gel estado semi-sólido de um colóide coagulado.
Gel condutor substância em estado de gel capaz de conduzir a corrente elétrica.

Gêntula 1. broto que se desenvolve até originar um novo organismo; 2. tumefações de forma esférica às vezes existentes nas prolongações protoplasmáticas (dendritos) das células nervosas; 3. na Teoria de Darwin sobre a hereditariedade, as partículas que se transferiam das células somáticas para as germinativas.
Gene bloco básico de construção do cromossoma, o material genético das células. Unidade hereditária que ocupa uma posição fixa no cromossoma e é capaz de auto-reproduzir-se em cada divisão celular e de induzir a formação de proteínas.
Genética ciência que estuda a hereditariedade, tanto normal quanto patológica.
Genu recurvatum deformação congénita ou adquirida do joelho, caracterizada por um ângulo de abertura anterior, formado pela perna e a coxa durante a extensão máxima.
Genuvalgo situação inversa àquela descrita para o genuvaro, que envolve as articulações dos joelhos e dos cotovelos, onde, através de observação durante a avaliação postural com o auxílio de raios X em posição frontal, sempre com o indivíduo em posição ortostática (em pé) e em posição anatómica, verifica-se que estas articulações convergem para "dentro" das suas linhas medianas, sobrecarregando assim as estruturas laterais das mesmas.
Gerador de padrão central rede neural capaz de gerar padrões comportamentais relevantes de comandos motores na ausência de impulsos aferentes.
Geriatra médico especializado no tratamento das doenças relacionadas ao idoso.
Geriatria ramo da medicina que se ocupa das pessoas da terceira idade e de suas doenças, quer sejam estas próprias da idade, quer sejam doenças que apresentam aspectos particulares do idoso.
Gerontologia ciência que estuda o processo de envelhecimento.
Gesso (Aparelho gessado) aparelho de contenção fabricado por meio de tecido impregnado de sulfato de cálcio que, após ter sido molhado, endurece ao secar. É empregue para imobilizar as fraturas ou diversas lesões osteoarticulares.
Gestação ectópica gestação fora do útero.
Gibosidade bossa devida a uma convexidade posterior (cifose) da coluna vertebral; pode ser de origem traumática, infecciosa ou congénita.
Ginástica laboral atividade física desenvolvida no ambiente de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica, através de exercícios que vão compensar as estruturas utilizadas durante a função e ativar outras que não estejam a ser solicitadas, tendo como objetivo a prevenção e tratamento das Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas com o Trabalho (LER/DORT).
Ginecologia ramo da medicina que estuda as doenças do aparelho genital feminino, a sua prevenção, tratamento e acompanhamento.
Glenoumeral relativo à cavidade glenóide e à cabeça umeral.
Glicogénio forma de armazenamento dos hidratos de carbono no corpo, encontrada predominantemente nos músculos e no fígado.

Glicólise quebra química incompleta de glicogénio, com o produto final de ácido pirúvico na glicólise aeróbica e ácido lático na glicólise anaeróbica.
Gliose proliferação do tecido neuroglial no SNC.
Globo pálido um dos núcleos dos gânglios da base.
Glossofaríngea, Respiração conhecido como respiração de rã. Exercício respiratório.
Godet, sinal de impressão provocada pela pressão do dedo sobre a pele infiltrada por um edema.
Gonalgia dor na articulação do joelho.
Gonartrite inflamação na articulação do joelho; artrite na articulação do joelho.
Gonartrose artrose da articulação do joelho.
Goniometria uso de instrumentos para medir a amplitude de movimento nas articulações corporais.
Gota doença caracterizada por episódios agudos de artrite, com a presença de cristais de urato de sódio no fluido sinovial, e depósitos de cristais de urato no interior das articulações ou junto a elas, ou em outros tecidos.
Granuloma eosinófilo lesão granulomatosa de etiologia desconhecida, em geral monofocal, num osso, com histiócitos, podendo também afetar tecidos moles, geralmente em crianças e adolescentes.
Grau de liberdade (de uma articulação) um eixo de rotação; uma articulação com três graus de liberdade permite rotação em tomo de três eixos diferentes.
Gravidade força de atração entre um objeto e um planeta (um objeto com grande massa). A força da gravidade causa uma aceleração de 9,81 m/s2 na Terra.
Grind test termo inglês para a manobra de diagnóstico clínico de uma lesão da articulação patelo-femoral do joelho.
Gritti, Amputação de amputação da coxa acima do joelho, com conservação da patela que se fixa sobre a superfície da secção do fémur. (Gritti Rocco, cirurgião de Milão, 1828-1920.)



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ



Sem comentários:

Enviar um comentário