quarta-feira, 17 de julho de 2013

Registo clínico em fisioterapia

Apesar de ser uma área da saúde relativamente recente, a fisioterapia atingiu neste momento um nível de conhecimento e resultados em que se começa a justificar que os seus profissionais exerçam o seu trabalho (avaliação e tratamento em fisioterapia) de forma autónoma e sem a necessidade de prescrição médica prévia.

E é nesse sentido que tem evoluído também o trabalho das associações profissionais de fisioterapeutas em Portugal: distinguir-nos claramente de profissionais com competências menos diferenciadas (massagistas, endireitas, enfermeiros de reabilitação) e equiparar-nos a profissões de saúde com maior autonomia.

No entanto, não há vantagem que não acarrete responsabilidade acrescida, e este caso não é excepção, só seremos reconhecidos como profissionais autónomos e credíveis quando conseguirmos, em primeiro lugar, ter resultados realmente melhores e diferenciados, e, em segundo, quando conseguirmos registar esses resultados da nossa intervenção de uma forma consistente.

As vantagens do registo clínico em fisioterapia são várias, posso enumerar algumas:
  • Teremos dados para estabelecer planos terapêuticos mais estandardizados
  • Conseguiremos estabelecer prognósticos de reabilitação muito mais precisos
  • Diferenciar-nos do campo da “arte” (como os endireitas) para passarmos a ser considerados (e respeitados) como ciência.
  • Conseguiremos material científico que nos permita pôr realmente em causa, por essa via, o jugo do lóbi da Medicina Física e Reabilitação (médicos fisiatras)
  • Conquistaremos o reconhecimento social, como profissionais altamente diferenciados e com funções e lugar específicos na saúde.

Acreditando sinceramente nestes pressupostos, faço registos clínicos desde o início da minha actividade como fisioterapeuta independente, há 5 anos, e até há bem pouco tempo sempre em formato papel.
Mas recentemente foi-me apresentado um novo software de registo clínico e agendamento de pacientes, o Fisiozero.

A verdade é que depois de uma semana a testar, posso dizer que é um programa extremamente prometedor e útil para a prática clínica privada de fisioterapia.

Principais vantagens:
  • Facilidade na introdução de dados do paciente na primeira consulta de avaliação/tratamento
  • Fácil de agendar e remarcar pacientes.

Algumas sugestões de pontos a melhorar:
  • Na maioria dos casos o que acontece é uma primeira avaliação/tratamento e depois a cada tratamento faz-se uma reavaliação para decidir quais as técnicas mais adequadas. Apesar do programa permitir, o registo das intervenções feitas no tratamento não é muito intuitivo.
  • O programa só funciona online, o que pode ser uma limitação se o gabinete não tiver internet (ou esta for móvel e consequentemente, menos fiável)


Em conclusão, penso que o Fisiozero é uma excelente aposta, uma ferramenta que vai de encontro às necessidades do estado de evolução em que se encontra a nossa profissão neste momento.
O facto de os criadores deste programa terem especificamente direccionado este software para nós, fisioterapeutas, tendo vindo a adaptá-lo cada vez mais às nossas necessidades é também uma grande vantagem e só por si uma prova de que a sociedade está a mudar de paradigma no que toca à reabilitação física.

Se pretendermos ter o reconhecimento por parte da comunidade acredito sinceramente que devemos comportar-nos de forma condizente com a posição que ambicionamos e aceitar a responsabilidade inerente.

Podem saber mais sobre este software Aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário