segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Reabilitação do sistema vestibular - Vertigem posicional paroxística benigna

O sistema vestibular inclui as partes do ouvido interno e do cérebro que processam a informação sensorial envolvida no equilíbrio e controlo dos movimentos do olho. Se alguma doença ou lesão afectar essas áreas de processamento,  podem ocorrer distúrbios vestibulares.

Devido às dificuldades colocadas para diagnosticar com precisão distúrbios vestibulares, as estatísticas que estimam quão comuns são, quantas vezes ocorrem, e quais os impactos sociais que têm são escassas. Um recente e significativo estudo epidemiológico estima que, nos Estados Unidos, até 35% dos adultos com 40 ou mais anos já experimentaram alguma forma de disfunção vestibular.

Os distúrbios vestibulares mais comummente diagnosticados são:

Vertigem posicional paroxística benigna


Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é a mais comum das desordens vestibulares e a que tem o tratamento mais fácil, na maioria dos pacientes pode ser curada com uma simples manobra de fisioterapia. A VPPB pode afetar pessoas de todas as idades , embora seja mais comum em pessoas com idade superior a 60 anos.

A VPPB ocorre quando pequenos cristais de cálcio chamados otólitos ficam fora da sua posição normal no utrículo, um dos órgãos sensoriais do ouvido interno.

Os otólitos devem fluir livres nos espaços cheios de fluido do ouvido interno, incluindo os canais semicirculares, responsáveis por sentir a rotação da cabeça. Se houverem demasiados otólitos, eles podem agregar-se e, como são pesados, migrar para a parte mais baixa do ouvido interno, o canal semicircular posterior. Uma vez neste, eles ainda podem mover-se quando a cabeça muda de posição, como olhar para cima ou para baixo, por cima do ombro, ou quando rolar na cama. 

É o movimento destes coagulos de otólitos que provoca um fluxo indesejado de líquido no canal semicircular, mesmo depois de a cabeça parar de se mover. Isto leva a uma falsa sensação de que a cabeça e o corpo estão a girar ou que o mundo ao seu redor está a girar.

Os pacientes com VPPB geralmente experimentam vertigens quando se viram na cama, entram ou saem da cama, olham para uma prateleira alta ou colocam a cabeça para trás no chuveiro. Estas são as circunstâncias onde existe uma grande mudança na orientação da cabeça em relação à força da gravidade.
Ocasionalmente os pacientes podem cair ao fazer estes movimentos, sofrer de náuseas, vómitos e outros sintomas como enjoos.

Tratamento 


O tratamento da VPPB é baseado num conjuntos de manobras de fisioterapia e programas de exercícios concebidos com o objetivo de remover os coagulos de otólitos dos canais semicirculares. Depois de sair dos canais semicirculares, estes são provavelmente absorvidos naturalmente ao longo de dias ou semanas.

A manobra de fisioterapia geralmente usada é a chamada Manobra de Epley.
Com o paciente sentado, o paciente roda a cabeça deste cerca de 45º para o lado que normalmente provoca a vertigem. Em seguida, o paciente é rapidamente deitado para trás com a cabeça um pouco em extensão (esta posição geralmente provoca forte vertigem). A cabeça é mantida nesta posição durante cerca de 30 segundos e, em seguida, deve rodar-se 90 graus para o lado oposto. Depois de mais 30 segundos, a cabeça e o corpo são rodados em conjunto na mesma direcção de modo a que o corpo fique virado para o lado, e a cabeça a apontar para o chão, a um ângulo de 45º. Após 30 segundos nesta posição, o paciente é novamente trazido para a vertical. Este processo é repetido até cinco ou seis vezes até nem vertigem nem nistagmo serem observados.

Em alguns casos, um vibrador portátil pode ser aplicado ao osso por trás da orelha do lado dos sintomas para ajudar a remover os coagulos que possam ter ficado presos nas paredes do canal semicircular.


  • Após a manobra, o paciente é convidado a sentar-se por dez a vinte minutos.
  • Deve começar a caminhar com cautela
  • Evitar colocar a cabeça para trás, ou fazer flexão para a frente (por exemplo, para amarrar sapatos) durante o resto do dia
  • Evitar dormir sobre o lado do ouvido afectado por vários dias.


Agrawal Y, Carey JP, Della Santina CC, Schubert MC, Minor LB. Disorders of balance and vestibular function in US adults. Arch Intern Med. 2009;169(10): 938-944.
Fife TD, Iverson DJ, Lempert T, Furman JM, Baloh RW, Tusa RJ, Hain TC, Herdman S, Morrow MJ, Gronseth GS. Practice parameter: therapies for benign paroxysmal positional vertigo (an evidence-based review): report of the Quality Standards Subcommittee of the American Academy of Neurology. Neurol. 2008;70:2067–2074.


Outras disfunções do sistema vestibular:





Sem comentários:

Enviar um comentário