terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


M


Mecanismos de fricção dispositivo que permite o ajustamento da resistência à oscilação da unidade de joelho protético.
Mecónio substância viscosa de cor verde-acastanhada que enche os intestinos do feto e é eliminada nos primeiros dias de vida.
Mediadores químicos substâncias que medeiam ou intervêm em uma reação química sem ficarem a fazer parte delas.
Medial na direção da linha mediana do corpo. A coluna vertebral é medial às escápulas.
Medicina tradicional chinesa MTC; constitui-se numa das mais antigas doutrinas médicas da humanidade, ainda em uso corrente e albergando um conjunto de procedimentos terapêuticos, que inclui a acupuntura; a fitoterapia e a dietética; os exercícios físicos; a meditação; a moxabustão; as ventosas; e a estimulação dos pontos de acupuntura através dos dedos e eletroestimulação. Os seus fundamentos surgiram, há aproximadamente 4.500 anos, antes mesmo da Medicina Ocidental, surgida há cerca de 2.000 anos. Todos os seus meios de tratamento são naturais.
Medula oblonga continuação do cérebro em direção à medula espinhal e o local de saída e entrada na maioria dos nervos cranianos dentro do cérebro.


Medula oblonga (Bulbo) porção mais inferior do encéfalo, que controla as funções primárias como a respiração e regulação da temperatura.
Melena evacuação intestinal de sangue negro ou fezes escuras, cor de borra de café, que indica um sangramento nas porções altas do tubo digestivo. A cor resulta da digestão da hemoglobina pelas bactérias intestinais.
Membrana plasmática camada lipídica dupla que é semipermeável e excitável.
Membrana sinovial membrana vascular que secreta fluido sinovial dentro da cavidade articular; tecido complexo, altamente permeável e vascular, que reveste a superfície interior das cápsulas articulares, bem como as das bursas, tendões e ligamentos.
Membro fantasma sensação de um membro que não existe mais, devido a uma amputação. Ocorre logo após a cirurgia, e muitas vezes é descrito como uma sensação de pressão e formigueiro, e algumas vezes de dormência. A parte distal do membro é a mais frequentemente sentida, embora ocasionalmente se possa sentir todo o membro. Pode dissipar-se com o tempo, mas também pode durar toda a vida.
Memória capacidade de recordar o que foi aprendido ou experimentado; processo mental que permite ao indivíduo o armazenamento de experiência e percepções para rememoração numa ocasião posterior.
Memória a curto prazo retenção dc eventos ou do aprendizagem ocorrida há poucas horas ou dias.
Memória a longo prazo compilação das experiências precedentes e das informações adquiridas ao longo de um período de anos.
Meniscectomia procedimento intra-articular no joelho, no qual o menisco (fibrocartilagem) é removido cirurgicamente.
Menisco discóide congénito alteração em que o menisco do joelho se apresenta com um formato discóide, ocupando todo o espaço articular. É mais espesso na altura e côncavo; diferente, portanto, de sua forma convexa e bem adaptado ao côndilo femoral e ao prato tibial.
Menopausa cessação fisiológica da função menstrual das mulheres. O último ciclo menstrual ocorre entre os 35 e 58 anos (geralmente, entre 45 e 50 anos), quando a mulher deixa de produzir óvulos e, portanto, de ser fértil; o que normalmente não deve afetar a saúde, a continuação das atividades habituais e das relações sexuais do casal.
Mesa ortostática equipamento usado para promover o apoio de peso nos membros inferiores. Mesa horizontal que pode ser levantada por alavanca ou eletricidade para a posição vertical ou semivertical, depois de a pessoa ter sido posicionada, com os pés apoiados numa prancha e presa com faixas de segurança.
Mesencéfalo componente do tronco cerebral; emerge anteriormente para dentro do tálamo e do hipotálamo.
Metatarsalgia dor sobre as cabeças metatársicas, para a face plantar do pé, na região correspondente à articulação metatarsofalângica, proximal em relação à articulação interfalângica e hiperextensão distal da mesma articulação.
Método capacitivo em um circuito elétrico, diz-se de um componente que utiliza capacitância.
Mialgia dor muscular, qualquer que seja sua etiologia.
Miastenia doença caracterizada por um esgotamento progressivo e rápido da força muscular dos músculos esqueléticos voluntários, em seguida a uma actividade repetida ou prolongada, e tendência à recuperação após um período de repouso.
Micção ato de urinar; excreção de urina.


Microcefalia cabeça anormalmente pequena, abaixo do percentil normal.
Microfibrila feixe alongado composto de cinco fileiras paralelas de três moléculas de colagénio, orientadas em série.
Microstomia tamanho anormalmente pequeno da boca.
Microtúbulo uma estrutura-guia envolvida no transporte axonal.
Midríase dilatação da pupila que pode ser fisiológica e transitória (acomodação à obscuridade ou à distância), patológica e fixa (casos graves, como hipoxia cerebral, TCE), ou medicamentosa (atropina, álcool, cocaína).
Mielina bainha isolante gordurosa que, nos nervos periféricos, é produzida pelas células de Schwann; substância branca que forma uma bainha em trono das fibras nervosas. Os impulsos nervosos percorrem distâncias significativamente maiores nas fibras mielinizadas do que nas não mielinizadas.
Mielotomia secção de fibras nervosas da medula espinhal; usada na redução da espasticidade grave, minimizada com exercício.
Mímica expressão corporal que, mediante reações fisionómicas e gestos adequados, constitui importante meio de comunicação pessoal e social de ideias e sentimentos.
Mineralização conversão completa de substâncias orgânicas em derivados inorgânicos.
Mioclonia contração rápida e involuntária de um ou mais músculos, que se repete a intervalos variáveis.
Miodese método de estabilização muscular em seguida à amputação, em que o músculo seccionado é suturado ao periósteo ou ao osso.
Mioespasmo contratura espasmódica de um músculo.
Miofasciaterapia método de fisioterapia passiva, que, através da terapia manual, tem o objetivo de inibir os prejuízos funcionais, os espasmos musculares reflexos e a dor consequente da presença dos "pontos gatilhos" miofasciais ativos, devido à dor crónica muscular esquelética.
Miofibrila unidade dentro da fibra muscular; consiste numa organização de sarcómeros em série.
Miofilamentos filamentos grossos e finos da fibra muscular que contêm o mecanismo contrátil.
Mioma neoplasia benigna de tecido muscular liso.
Miopatia qualquer doença que afete o sistema muscular como, por exemplo, as relacionadas com distrofias musculares.
Miopia visão de perto não-comprometida, mas os objetos distantes parecem esborratados.
Mioplastia método de estabilização muscular em seguida à amputação, em que músculo é suturado a músculo; os músculos flexores e extensores seccionados são cirurgicamente ligados; frequentemente usada em combinação com oclusão miofascial.
Miosina principal proteína de filamento grosso da fibra muscular; inclui as pontes transversas. Há várias centenas de moléculas de miosina num único filamento grosso.



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário