segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


P


Potenciómetro instrumento usado para medir a voltagem.
Prematuro parto de um feto que ocorre entre a 28 e a 37 semana gestacional.
Prescrição de exercício programa individualizado de exercício envolvendo duração, frequência, intensidade e modo de exercício.
Pré-sináptico lado proximal de uma sinapse.
Pressão do pulso diferença entre as pressões diastólica e sistólica.
Pressão de suporte modalidade ventilatória utilizada em desmame, havendo a necessidade de respiração espontânea.


Pressão de suporte vertical (PSV) é a pressão que se exerce sobre os membros inferiores quando o indivíduo está ou é colocado em posição ortostática.
Pressão diastólica pressão do sangue durante o relaxamento (diástole) dos ventrículos.
Pressão expiratória positiva (PEP) terapia de higiene brônquica: dispositivo que impõe resistência à expiração.

Pressão inibitória pressão manual firme e moderada num músculo, com objetivo de relaxamento, captada por receptores táteis de tato e pressão, que propiciam a ativação dos aferentes cutâneos A-beta (grupo II). A pressão intensa também pode ativar os aferentes dos fusos musculares (Ia e II) e órgãos tendinosos de Golgi, causando uma inibição muscular.
Pressão intra-abdominal pressão (Pa) dentro da cavidade abdominal. A pressão intra-abdominal age no diafragma e coluna vertebral para causar a extensão do tronco.
Pressão intracraniana medida da pressão dentro do crânio.
Pressão intradiscal pressão dentro dos discos intervertebrais.
Pressão intramuscular pressão interna no músculo que é associada com uma contração muscular.
Pressão intra-torácica pressão (Pa) dentro da cavidade torácica.
Pressão positiva intermitente (PP1) ventilação assistida dos pulmões com um aparelho mecânico; usada primariamente para pacientes que podem respirar espontaneamente, mas têm uma profundidade inadequada de respiração.
Pressão sanguínea tensão exercida pelo sangue sobre as paredes de um vaso.
Pressão sistólica pressão do sangue durante a contração (sístole) dos ventrículos.
Pressão torácica pressão que se exerce na superfície do tórax, como nos casos de paragem respiratória ou cardíaca.
Primeira lei da termodinâmica a realização de trabalho requer gasto de energia; trabalho = energia.
Primigesta grávida pela primeira vez.
Primípara que tem o primeiro parto.
Princípio de Bernoulli pressão do fluido é inversamente proporcional à velocidade do fluido.
Princípio de sobrecarga princípio de treino que afirma que há um ponto limiar que deve ser excedido para que ocorra uma resposta adaptativa.
Produto "frequência-pressão" índice de consumo de oxigénio do miocárdio, determinado pelo produto da frequência cardíaca pela pressão sanguínea média.
Profilaxia programa ou conjunto de medidas destinadas a preservar a saúde e prevenir a propagação de doenças transmissíveis, bem como a reduzir os riscos ou a gravidade de doenças de outra natureza.


Progeria velhice prematura, trata-se de uma síndrome de envelhecimento precoce, com aparecimento de características físicas próprias da senilidade. Costuma aparecer nas síndromes de Hutchinson-Gilford e de Werner.
Programa motor sequência estereotipada de comandos enviados da medula espinhal para os músculos a fim de produzir um comportamento específico.
Programação Neurolinguística (PNL) método terapêutico que se vale da Neurolinguística, ramo da ciência médica que trata da base neuroanatómica da fala e dos seus distúrbios, assim como da faculdade de codificar a linguagem no cérebro.
Progressão resistida (PR) técnica de PNF que envolve o uso de alongamento e resistência, para a promoção dos padrões de locomoção.
Prolapso de válvula mitral denominação atribuída à posição peculiar de uma das duas cúspides da valva mitral, na contração do ventrículo esquerdo.
Pronação virar o antebraço de modo que a palma da mão fique voltada para uma direção caudal ou posterior. Virar o pé de modo que sua região medial se volte para caudal ou posterior.
Prono deitar com a face para baixo.
Propagação condução de um potencial de ação por meio de processos ativos e regenerativos que tendem a preservar a quantidade do potencial.
Propagação neuromuscular processos envolvidos na conversão de um potencial de ação axonal em potencial de ação do sarcolema.
Proporção de inervação número de fibras musculares inervadas por um único motoneurónio.
Propriocepção do latim, proprius = de alguém; ceptare = receber, refere-se ao uso das informações sensoriais dos receptores dos fusos musculares, tendões e articulações para discriminar a posição e movimento articulares, inclusive a direção, amplitude e velocidade, bem como a tensão relativa sobre os tendões. É um dos sentidos naturais.
Proprioceptor receptor sensorial (p. ex., fuso muscular, órgão tendinoso) que pode detectar estímulos devidos às ações que o próprio sistema gera.
Prosopognosia forma de agnosia visual em que o indivíduo é incapaz de reconhecer faces anteriormente familiares, ou que tem grande dificuldade em fazê-lo.
Prostração estado de abatimento físico e psíquico muito pronunciado, que se manifesta com imobilidade e falta de resposta aos estímulos externos.
Prótese dispositivo artificial usado para substituir uma parte do corpo que está em falta; p. ex., prótese para membros ausentes.
Prótese pós-operatória imediata aplicação de uma prótese temporária logo após a amputação.
Prótese vascular qualquer componente artificial aplicado ao sistema vascular, para o desempenho de uma função previamente realizada por uma unidade do sistema (p. ex., uma válvula cardíaca artificial).
Protrusão estado de um órgão que, por efeito de um crescimento normal ou anormal, ou por outro motivo, se acha colocado mais para a frente que o devido.
Protrusão acetabular perturbação em que a cabeça do fémur empurra o acetábulo para a cavidade pélvica.
Protrusão discal referente a qualquer alteração ocorrida no formato do núcleo pulposo do disco intervertebral, produzindo uma exteriorização deste núcleo para fora de seus limites normais.
Proximal na direção da linha mediana do corpo; p. ex., o ombro é mais proximal do que a mão.
Pseudartrose formação de falsa articulação, de natureza patológica, entre fragmentos ósseos de uma fratura mal consolidada e que apresenta, por isso, certa mobilidade local. Acontece quando, por variados fatores, as terminações ósseas de uma fratura não se consolidam após cerca de 5 meses.
Pseudogota similar clinicamente à gota; condição em que a sinovite se manifesta em decorrência de depósitos de cristais de pirofosfato.
Psicossomática referente a qualquer tipo de terapia que relaciona a influência dos processos psicológicos na causa das doenças.
Psoríase doença cutânea crónica caracterizada por placas avermelhadas cobertas de escamas prateadas que aparecem sobretudo na região dos joelhos (patelar), cotovelos, couro cabeludo e tronco.
Pudendo nome dado à parte externa dos órgãos genitais femininos; antigamente chamada vulva. A região correspondente se chama região pudendal.
Pulmonar relativo ao pulmão.
Pulso bigeminal dois batimentos de pulso regulares, seguidos por uma longa pausa.
Pulso dicrótico pulso sentido em dobro, durante a palpação.
Pulso filiforme pulso delicado e quase imperceptível; facilmente obliterado.
Pulso forte pulso de difícil obliteração; usualmente facilmente perceptível.
Pulso fraco pulso delicado e quase imperceptível; facilmente obliterado.
Pulso intermitente pulso que ocasionalmente "salta" um batimento.
Pulso irregular pulso que varia tanto em força, quanto em frequência.
Pulso trigeminal três batimentos de pulso regulares, seguidos por uma pausa.



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ



Sem comentários:

Enviar um comentário