quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


S



Síndrome de Peutz-Jeghers caracteriza-se por um transtorno familiar caracterizado principalmente pela presença de numerosos pólipos no trato intestinal, especialmente no jejuno, e de manchas pequenas de coloração castanho-escura nos lábios, mucosa oral e dedos.
Síndrome de Pickwick trata-se de um processo caracterizado por obesidade extrema, dispneia de esforço e sonolência, semelhante à hipoventilação pulmonar primária; é frequente encontrarem-se cianose, taquicardia e sinais de insuficiência cardíaca.
Síndrome de Plummer-Vinson caracteriza-se pela presença de uma anel esofágico pós-cricóideo que se costuma ver em mulheres de meia-idade com deficiência grave de ferro (anemia ferropriva), associada a uma atrofia da mucosa oral e faríngea, inflamação dos lábios, unhas em forma de colher e esplenomegalia; os sintomas costumam ser disfagia, glossodínia (dor na parte interna da língua) e xerostomia; também chamada disfagia sideropénica ou anel de Patterson-Kelly. A síndrome de Plummer-Vinson costuma ser citada como uma condição cancerizável.


Síndrome de Reiter caracteriza-se por artrite, conjuntivite, uretrite e, ocasionalmente, ulcerações aftosas da mucosa oral (estomatite aftosa sindrómica); em mais de metade dos pacientes, observam-se recorrências ou cronicidade; a etiologia continua desconhecida.
Síndrome de Rendu-Osler-Weber caracteriza-se por telangiectasia hemorrágica hereditária; manifestada na pele e mucosas, costuma aparecer após a puberdade; transmite-se como uma característica dominante simples.
Síndrome de Reye trata-se de uma síndrome infantil aguda e frequentemente fatal, caracterizada por encefalopatia, hepatite e acúmulos adiposos nas vísceras. Geralmente inicia-se com uma patologia leve com sintomas respiratórios, gastrointestinais, de poucos dias de duração, terminando com uma rápida tumefação do cérebro, hepatomegalia, convulsões e coma.
Síndrome de Rieger caracteriza-se por hipodontia, coroas conóides, hipoplasia do esmalte, disgenesia da íris e da córnea, e distrofia miotónica.
Síndrome de Roger manifesta-se por secreção salivar excessiva contínua causada por irritação do segmento distal do esófago, resultante de um carcinoma ou de outras afecções primárias.
Síndrome de Romberg caracteriza-se por uma hemiatrofia facial progressiva e é uma condição incomum e pouco compreendida, caracterizada por alterações atróficas que afetam um dos lados da face; tem-se especulado má formação trófica do sistema nervoso simpático cervical. Conhecida também com o nome de síndrome de Parry-Romberg.
Síndrome de Rosenthal síndrome hemorrágica decorrente da falta ou efeito de um dos fatores da coagulação do sangue (Fator XI, ou Rosenthal), também chamada hemofilia C, de transmissão autossómica dominante, observada principalmente entre judeus. As hemorragias são muito pouco marcadas e a patologia pode até permanecer ignorada. O tempo de tromboplastina parcial fica medianamente prolongado, mesmo depois da ativação do plasma com caulim; a adição de plasma ou soro normaliza a prova.
Síndrome de Scheuthauer-Marie-Sainton é o nome dado à disostose cleidocranial, que se caracteriza por uma ossificação incompleta do crânio e clavículas; entre os sinais patognomónicos dessa entidade, incluem-se atraso na cronologia da erupção dental e presença de dentes supranumerários.
Síndrome de Sipple distúrbio hereditário composto de feocromocitoma e carcinoma tiróideo medular com carcinoma parotídeo medular.
Síndrome de Sjogren é um transtorno de causa desconhecida, caracterizado principalmente por alterações atróficas das glândulas lacrimais e salivares por uma ceratoconjuntivite seca, xerostomia e secura das membranas mucosas; comum na menopausa e na artrite reumatóide, esse fator pode estar presente, e são frequentes outros anticorpos anómalos no soro do paciente.
Síndrome de Smyth também conhecida como hiperostose cortical infantil, caracteriza-se como uma formação óssea subperiosteal familiar, com ocorrência principalmente na mandíbula, clavícula e nos ossos longos.
Síndrome de Stevens-Johnson é o nome que se dá a um quadro que se manifesta por eritema multiforme bolhoso, uma doença inflamatória aguda, muitas vezes fatal, caracterizada por lesões nas mucosas orais, oculares e genitais, e sintomatologia geral grave.
Síndrome de Sturge-Weber é uma afecção congénita pouco frequente, caracterizada pela atrofia localizada e calcificação do córtex cerebral e um hemangioma vinhoso ipsilateral na face; comumente está associada a atraso mental e epilepsia. Atribui-se a sua etiologia a um desenvolvimento deficiente de certos elementos mesodérmicos e ectodérmicos.


Síndrome de Swift caracteriza-se por acrodinia (dores nas extremidades) e eritredema polineuropático. Observada em crianças e jovens que, por isso, apresentam irritabilidade, estomatites, perda de dentes, insónia e enrijecimento dos dedos das mãos e dos pés, bochechas, nariz e nádegas.
Síndrome de Turner é uma afecção devida a uma anomalia cromossómica (um só cromossoma X), caracterizada pela ausência de ovários ou uma única presença rudimentar desse órgão; genitais femininos infantis, baixa estatura e pescoço alado, entre outros sinais clínicos (disgenesias gonadais).
Síndrome de Ulbach-Wiethe caracteriza-se clinicamente por hialinose da pele e das membranas mucosas, concomitantemente com rouquidão. Os dentes podem apresentar-se hiperplásicos ou podem mesmo não se desenvolver.
Síndrome de Ulrich-Feichtiger as manifestações clínicas mais significativas dessa síndrome são: micrognatia, polidactilia e más formações genitais.
Síndrome de Waardenburg manifesta-se por surdez hereditária, partes dos cabelos grisalhos, transtornos de pigmentação, hiperterolismo orbital, e outras anomalias facioesqueléticas, íris com cores diferentes e prognatismo mandibular; acredita-se que 5% dos indivíduos com surdez congénita têm esse transtorno genético.
Síndrome de Waldenstrom nome geralmente dado à macroglobulinemia.
Síndrome de Weber-Cockayne caracteriza-se por uma manifestação simples de epidermólise bolhosa que não deixa cicatriz.
Síndrome de Weiss caracteriza-se pelo sinal de Chvostek, que se manifesta por espasmo unilateral dos músculos faciais provocado por um golpe leve sobre o nervo facial; observa-se esse sinal na tetania; também chamado, erroneamente, síndrome quando na realidade é um sinal clínico.
Síndrome de Werner caracteriza-se por neoplasia endócrina múltipla; distúrbio que consiste em alterações cutâneas semelhantes às da esclerodermia, catarata juvenil, progeria, hipogonadismo e diabetes mellitus.
Síndrome de West caracteriza-se por convulsões típicas na primeira infância manifestadas por contrações bruscas e simultâneas de vários grupos musculares, mais frequentemente em flexão, rápidas e repetidas, associadas a diferentes graus de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor em conjunção com ipsarritmia (padrão típico do EEG). As causas podem ser idiopáticas ou sintomáticas (pré-natais, perinatais e pós-natais).
Síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW) caracteriza-se por uma excitação auriculoventricular anómala; é uma alteração congénita do coração caracterizada por irregularidade das contrações cardíacas e padrões eletrocardiográficos distorcidos (encurtamento do espaço P-R e prolongamento do complexo QRS); conhecida também como síndrome de pré-excitação.
Síndrome de Zinsser-Engman-Cole disqueratose congénita caracterizada clinicamente por leucoplasia, manifestações na pele e nas unhas dos pés e das mãos, além de atresia dos canais lacrimais.


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário