domingo, 7 de dezembro de 2014

Ter hérnia não significa ter dor!

A dor lombar tem uma alta prevalência nos países industrializados, afetando até dois terços dos adultos em algum momento da sua vida, sendo associada a altos custos em cuidados de saúde e a consequências económicas substanciais, devido à perda de produtividade associada à dor.

Nos estudos de imagem (RM e TC), cada vez mais utilizados na avaliação de pacientes com dor lombar, são frequentes descobertas como a degeneração do disco, hipertrofia das facetas, e protrusão discal, que são muitas vezes interpretadas como causas da dor nas costas, desencadeando intervenções clínicas e cirúrgicas, que, muitas vezes, não têm sucesso em aliviar os sintomas do paciente.

Em simultâneo, estudos demonstraram que os achados de degeneração da coluna vertebral encontrados nos exames de imagem, e associados à dor nas costas, também estão presentes numa grande proporção de indivíduos assintomáticos.

Assim, este estudo procurou estimar a prevalência, por idade, das condições degenerativas da coluna mais comuns em indivíduos assintomáticos através da realização de uma revisão sistemática de vários estudos publicados até abril de 2014.



Trinta e três artigos que relatam os achados de imagem para 3110 indivíduos assintomáticos preencheram os critérios de inclusão no estudo.

CONCLUSÕES:


Alterações degenerativas da coluna são observadas, e em altas proporções, em indivíduos assintomáticos, aumentando com a idade.

Isto permite considerar que muitas características degenerativas encontradas em exames de imagem (RM e TC) fazem provavelmente parte do envelhecimento normal e não estão directamente associadas a dor.


Como tal estes achados de imagem devem ser interpretados no contexto da condição clínica do paciente, nomeadamente da correcta e completa recolha da história clínica e da execução de uma avaliação física cuidada.



W. Brinjikji, P.H. Luetmer, B. Comstock, B.W. Bresnahan, L.E. Chen, R.A. Deyo, S. Halabi, J.A. Turner, A.L. Avins, K. James, J.T. Wald, D.F. Kallmes, and J.G. Jarvik. Systematic Literature Review of Imaging Features of Spinal Degeneration in Asymptomatic Populations. AJNR Am J Neuroradiol. 2014 Nov 27.


Sem comentários:

Enviar um comentário